Saúde 26/05/2017 - 17h07

Conheça mitos e verdades sobre a celulite

Tire suas dúvidas e saiba como prevenir-se desse problema que atormenta mulheres de todas as idades
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'})
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
Foto: shutterstock/Roman Diachkin

As temidas celulites são um problema natural do metabolismo frente às agressões físicas e biológicas as quais o organismo é exposto diariamente. Fatores como genética, retenção de líquido, maus hábitos alimentares, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e estresse estão entre as principais causas desse problema que é uma verdadeira dor de cabeça para as mulheres.

A nutricionista paulista Andrea Hirga garante que mudanças nos hábitos de vida é umas das maneiras mais fáceis de prevenir ou amenizar o problema. “É aconselhável aumentar o consumo de alimentos que ativem a microcirculação no organismo, como os folhosos verdes escuros, gengibre, castanhas, peixes, sementes de girassol, gergelim, chia, linhaça, abóbora, frutas cítricas e frutas vermelhas, romã, arroz integral, cereais integrais, ômega três (cápsulas de óleo de peixe), chás e colágeno”, explica.

Quando o assunto é celulite muitos são os questionamentos. Para esclarecer algumas dúvidas, as Revistas O POVO separaram alguns mitos e verdades sobre o tema. Confira:

Refrigerante causa celulite?                              
Verdade. Não por causa do gás, mas sim pela quantidade de açúcar adicionada nesse produto. O excesso de açúcar leva ao aumento de células de gordura no corpo e, como consequência, surgem as celulites. E não é só o refrigerante, o mesmo vale para outras bebidas e alimentos calóricos e sem gás.

Roupas apertadas causam celulite?
Mito. O uso diário de roupas apertadas não provoca a celulite, porém comprime os vasos, principalmente os das coxas e dos glúteos prejudicando a circulação na região, isso pode piorar um quadro já existente ou causar varizes.

Alimentação saudável ameniza a celulite?
Verdade. A principal indicação de tratamento é a dieta balanceada associada à prática de atividades físicas e também o consumo de, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Celulite tem a ver com estrias?
Mito. A Celulite não tem nenhuma ligação direta com as estrias. A causa da celulite é a inflamação do tecido adiposo, responsável pela manutenção das moléculas orgânicas do corpo. Já da estria, está relacionada à falta ou pouca elasticidade da pele.

Celulite aparece independe da cor da pele e do sexo?
Verdade. A celulite afeta de 85% a 98% das mulheres de todas as etnias, embora as brancas sejam ligeiramente mais afetadas. Esse número é bem maior se comparado aos homens, mas pode ocorrer quando eles têm algum desequilíbrio hormonal.

Fonte: a nutricionista Andrea Hirga (CRN 34537), que trabalha para a marca Sanavita.

VEJA TAMBÉM

Dez alimentos para combater o estresse e a ansiedade


espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS